segunda-feira, 26 de março de 2012

Partido Pirata organiza processo contra FBI por fechamento de site

O Partido Pirata da Catalúnia, na Espanha, está organizando junto de outros Partidos Piratas do mundo um processo contra a Polícia Federal Americana, o FBI, pelo fechamento do MegaUpload. Este site disponibilizava arquivos para baixar gratuitamente.

A ideia do processo impulsionado pelo Partido Pirata é que pessoas que tinham arquivos pessoais hospedados no site, ou seja, nada que infringisse qualquer lei de direito autoral, entrem com ação contra autoridades dos Estados Unidos.

O Partido está estudando brechas na lei que permitam uma ação coletiva contra os responsáveis pela desativação do site. O MegaUpload era um dos maiores compartilhadores de arquivos do planeta.

Os Piratas não devem ter dificuldades em encontrar internautas prejudicados pelo fechamento do MegaUpload, já que muitos guardavam ali arquivos particulares, inclusive para fim de backup, ou seja, armazenamento.

Em declaração publicada na página em que convocam internautas para se juntarem à causa, os Piratas afirmam que a iniciativa é uma forma de ajudar os usuários de internet a se defenderem de abusos.

Segundo eles, essas restrições feitas pelo FBI, são ações "agressivas" que buscam trancar materiais culturais para atender interesses financeiros de outras instituições. (pulsar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário